quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cinque Terre

Depois do tortuosíssimo caminho a estrada com pedágio parecia um sonho!!!! Chegamos por volta de 20 horas a Vila Monterosso Al Mare que é a maior das 5 de Cinque Terre ( as outras são Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore). O único hotel que achamos com vaga foi um bem bonzinho mas carinho...mas já estávamos aqui, tava tarde e a gente já ta achando que euro é real mesmo...rs
Detalhe que o carro não pode entrar na vila, então o Du teve que carregar a mala capenga dele o maior pedação...tadinho...
Tomamos banho e fomos jantar, tomamos vinho daqui de 5 Terre mesmo...sensacional! Branco e Seco do jeito que a gente gosta!
Quanto ao jantar, a especialidade daqui são frutos do mar...como eu não gosto o Du comeu sozinho um spaghetti ao frutos do mar (gostou) e eu comi o MELHOR gnocchi ao pesto da minha vida! É sério, o pesto aqui é feito com azeite, parmesão, alho e uns outros negócios que ficam absolutamente divinos juntos! Finalmente consegui entender aqueles livros que o autor descreve pequenas explosões de sabores na boca! Pesto da Ligúria é sensacional!
A vila fica a beira mar, estavamos loucos pra ver a cor do mar de dia, pois já era bem claro durante a noite.
Quando acordamos tomamos café da manhã no hotel, que aliás acho que não tenho comentado muito, mas esse já é o terceiro hotel com café da manhã e todos são sensacionais. Muita variedade de pães, frios, doces e tudo mais. Tem ajudado a manter minha figura roliça italiana!rs
Tentamos fazer a trilha até Vernazza andando, depois de subirmos uma meia hora um montão de escada descobrimos que a trilha tava fechada por causa de deslizamentos. No final das contas descobrimos que foi bom estar fechada...demorava só umas 5 horas pra andar tudo subindo e descendo. Mas foi legal subir a primeira parte, altos visuais...estamos no paraíso e a água do mar é absurdamente transparente!!!!!
Voltamos pra Monterosso e pegamos um barco que foi parando em todas as Cinque Terre (paradas rápidas, nem saltamos) o visual é simplesmente deslumbrante, tirei várias fotos panorâmicas que dariam posteres maravilhosos! Todas as outras vilas são minimas em comparação com a nossa.
Saltamos em Riomaggiore e fomos procurar um lugar pra almoçar, bad news...o único restaurante aberto pro almoço só tinha frutos do mar...então o Du foi muuuuuito legal e almoçamos pizza mesmo...rsrs
Aliás, um fato interessante para viagens low budget é que uma fatia de pizza mais um refri aqui saem por menos de 5 euros, então da pra economizar bastante...idéia do Du, pq pra mim Itália só de pizza ia ser chato!rs
Depois entrei numa loja e chutei o pau da barraca literalmente!  Liguei o meu interruptor do foda-se, mas era tudo tão lindo! Brincos de borboleta com um broche e outro conjunto de rosas de madreperola (cordão e brincos). Sempre uso a desculpa que é pra isso que eu trabalho, minha psicologa ia ficar orgulhosa de mim...hahahahaha
Voltamos pra Monterosso de trem, 9 mins e 1,8 euros...o barco foram 8 euros. Dá pra ir pra Itália toda de trem, provavelmente muito mais em conta que alugar carro...mas a liberdade de ir e vir qdo se quer de carro não tem preço!
O vento tinha parado um pouco, o sol estava lindo...resolvemos dar um mergulho no mar da Liguria!!!! Revigorante e gelado!!!!! Que dia sensacional!
Depois uma parada pra um gelato...uma coisa engraçada é que como fui na Amarena (gelateria italiana em copa e no leblon) antes de vir pra Itália, lembro da loja toda vez que tomo um gelato aqui. Aliás é uma ótima dica pra quem ta no Rio e quer provar um gelato italiano, o fruta di bosco e o de nutella são os meus favoritos e não ficam devendo nada aos daqui.
Amanhã coloco o resto da noite em Cinque Terre e a viagem pra Milão. Arrivederci!