quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A Viagem de 2013

Sabem aquela vontade que se tem de escrever que é tão urgente que as vezes você pensa em sair do banho só pra isso ou acorda no meio da noite procurando um papel ou um aparelho pra digitar algo?
Eu tenho muito isso, mas muitas vezes não dou atenção...apesar de estar sempre escrevendo textos nem sempre os publico. Talvez porque sejam sempre muito pessoais, reflexões da minha vida ou de coisas que vejo ao meu redor e me inspiram ou revoltam. Esse mesmo não tenho certeza se irei publicar.

Já passei por muitas coisas nesses 32 anos de vida, mas esse ano de 2013 eu realmente posso caracterizar como a grande viagem da minha vida. Vou tentar resumir tudo que senti e aconteceu assim como resumo minhas viagens, que aliás foram bem escassas esse ano. Tive uma grande viagem toda escrita no meu iphone mas ainda não publicada por pura preguiça de selecionar as fotos e agora me parece que ficarão mais um tempo sem serem publicadas por covardia de olhá-las.

A primeira coisa que me lembro de 2013 é uma felicidade sem tamanho. Família, amigos, minha casa, meu amor, festa, praia, sorriso, música e alegria. Um ano que começava com tantas promessas de mudança não poderia ser ruim.

A segunda coisa que me vem a cabeça é a espera ansiosa por mais uma pequena princesa que me deixou tão elétrica que no dia que ela nasceu e eu não podia estar presente na maternidade, fui correr na praia as 3:30 da manhã e vi o sol nascer lindo como ela. Mais lindo ainda foi ver o amor da minha outra princesa por sua irmã.

Depois veio um período de muita incerteza, de muitos medos, muitas promessas de mudança mas uma esperança de que o que estava por vir seria muito bom, desafiador mas que só iria trazer crescimento pessoal e profissional. A certeza de que eu não estaria sozinha nessa jornada era muito boa de se sentir.

Ai veio o primeiro baque da mudança, minha casa, meu porto seguro, eu ia ter que sair. Sou tão emocional que as vezes me assusto. Pouco tempo, muitas dúvidas do futuro, um ultimato. Mais uma grande mudança, não só de casa mas de vida. A rua é perto, não troquei de academia ou de supermercado, mas troquei de vista, de porteiros e de estado civil.

Depois disso foram muitas adaptações, muitas brigas, muito amor, novas habilidades culinárias, muito carinho, muita cumplicidade, dedicação, muitas decepções, felicidade, tristeza e ainda muitas dúvidas e incertezas.

Duas meias maratonas realizadas (21,5 Km), com redução de mais de 20 minutos para o tempo da minha primeira meia maratona feita em 2012. Uma pós graduação finalizada, sábados devolvidos, uma monografia por fazer.

Veio então a maior das mudanças, num período de incerteza tão grande profissional veio uma grande empresa. Num mercado balançado, uma oportunidade incrível. Mas foi tão dolorido me desligar da incerteza da outra empresa que para sempre irei me perguntar se foi a coisa certa. Mais uma vez meus sentimentos me assustaram, tremi tanto na despedida e chorei tão intensamente que parecia que nunca iria me recuperar.

O primeiro mês foi muito difícil, mudança de rotina, de amigos, de trabalho, de métodos e quando eu achei que tudo ia melhorar novamente a vida me reservou uma nova mudança. A perda de um grande amor.
Não vou dizer que não brigávamos ou que não tinha achado que iria acontecer antes, mas certamente não esperava que acontecesse. Ou pelo menos que acontecesse como aconteceu.

O segundo mês no novo emprego que parecia que iria melhorar ficou muito mais difícil, levantar da cama parecia ser impossível as vezes. Correr sem chorar era algo que eu já não sabia mais como fazer.
A saudade doía muito, cortar o contato parecia impossível.

Ai veio o sonho adormecido, a voz que sai lá do fundo da alma e me acalma. As aulas de canto e um professor que parece caído do céu. Me dá esperança toda semana, me faz acreditar que existe pureza e amor no mundo e que quando eu canto apago metade das tristezas e crio felicidade e paz na minha alma.

O terceiro mês parecia difícil demais, que nunca ia melhorar. A psicóloga nunca foi tão útil, as reflexões do espiritismo nunca foram tão latentes, mas infelizmente não consegui manter sempre a calma ou a maturidade.
Mas consegui expressar o que eu queria, mesmo num momento de tanto medo como foi a cirurgia da minha querida avózinha e me dar o devido valor.

O quarto mês foi de raiva, raiva da indiferença, da covardia, da interrupção de um sonho. Mas foi também uma reabertura pra vida. Uma claridade de sentimentos. Mais decepções, mais descontrole e uma nova certeza.

Minha primeira apresentação formal de canto, talvez não tenha sido perfeita mas a felicidade foi sem fim! A certeza de que as amizades novas e antigas assim como a família são as coisas mais importantes dessa vida.
No trabalho? Já me sinto em casa. Novos amigos me fizeram sentir querida, bem vinda e acima de tudo respeitada como profissional. E os antigos nunca me abandonaram.

Uma dificuldade imensa de terminar a monografia, confesso que não fui de grande ajuda e me senti muito mal por isso. Mas Deus sabe quem colocar em nossas vidas.

Foram 7% de gordura perdidos esse ano. Ainda não peso quanto queria, mas estou magra, saudável, me alimentando bem como nunca, bebendo litros e mais litros de água. Comendo bem menos chocolate e talvez até mês passado bebendo menos também....

O coração ainda não está vazio, mas cada dia que passa tem um pouco mais de espaço livre. Talvez seja bom esvaziar aos poucos e não o preencher tão depressa, porque tenho gostado tanto de mim mesma e da minha vida que tenho me sentido um pouco egoísta ultimamente.

2013 ainda não acabou, faltam 20 dias pro final dele. Estou um pouco ansiosa por 2014 pois acredito que será um ano de muitas realizações, mas 2013 não foi de todo ruim. Com certeza foi uma viagem bem mais intensa que todos os outros anos.

Acabo o ano me definindo como uma alma de artista presa num corpo de atleta com um cérebro de engenheira e um espírito de lutadora. E com a certeza de que a vida é muito mais e pode me dar muito mais, só depende da minha vontade de viver.

PS: Acho que vou publicar, mas não vou divulgar pelo facebook. Tenho uma dúvida grande se quero que alguém leia isso tudo. Mas vou deixar a cargo do destino mostrar esse texto para quem quer que tenha que vê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário