segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Escócia - Noite de Guy Fawkes


Cá estou eu em Aberdeen (Escócia) em plena segunda-feira saindo do curso de Engenharia de Processo Upstream quando o grupo de jovens engenheiros na minha turma me fala que vão ter fogos de artificio na praia de Aberdeen.
Primeira pergunta, tem praia em Aberdeen? Segunda, fogos? 
Bom aparentemente tem praia com areia e mar, mas tava muito cheio e escuro pra ver se tem mesmo...vou ter que confiar...rs
Anyway, segue um pouco da história do 5 de Novembro, uma das maiores e mais tradicionais celebrações britânicas, a noite de Guy Fawkes:
    
“Remember, remember, the fifth of November…the Gunpowder Treason and Plot”

A data marca um momento histórico, quando um grupo de conspiradores chamado Gunpowder Plot tentou explodir a cúpula do parlamento britânico.
O alvo era o rei James I e tinha como objetivo colocar um chefe de estado católico em seu lugar.
 Guy Fawkes, um soldado inglês nascido em York, e foi um dos autores. 
O plano do grupo era explodir a cúpula do parlamento britânico - a Casa dos Lordes - durante a sessão de abertura em 05 de novembro de 1605, único dia do ano em que o monarca está presente no parlamento. Especialista em explosivos, Guy Fawkes ficou encarregado de colocar 36 barris de pólvora no subterrâneo do prédio, e era justamente isto que ele fazia quando foi pego pela polícia e preso no mesmo dia. Receosos pela morte de inocentes, os próprios conspiradores avisaram algumas pessoas na rua de que algo iria acontecer; não tardou até que o alerta chegasse à polícia, que decidiu inspecionar. Até hoje, nenhum rei ou rainha entra para a sessão de abertura do parlamento sem que o subterrâneo do prédio tenha sido inspecionado.  
Os britânicos comemoraram a tentativa frustrada acendendo fogueiras ao redor de Londres e desde então a tradição é seguida, também com o nome de Bonfire Night (Noite das Fogueiras).
..
Em 407 anos, a celebração perdeu sua importância política e se tornou um belo e tradicional show de fogos de artíficio. Por toda a Inglaterra, Escócia e até no País de Gales o 5 de novembro é sinônimo de verdadeiros espetáculos.

 
A famosa máscara inspirada em Guy Fawkes, usada pelo personagem de V de Vingaça



Fogos na praia de Aberdeen ao som de várias trilhas sonoras de James Bond (acredito eu que comemorando os 50 anos do mais famoso espião inglês), ponto alto em Live and Let Die na voz dos Beatles e Skyfall da Adele

Um comentário: