terça-feira, 10 de abril de 2012

Fernando de Noronha - Passeios

Galera, no último post esqueci de dizer que a melhor época para ir a Noronha é em Setembro. Menos chuvas e ainda não tá na alta temporada. Eu particularmente achei final de Março muito bom, poucas pessoas na ilha, preços mais baixos e a chuva foi escassa e não conseguiu atrapalhar nenhum de nossos passeios.Além disso outros ítens essenciais na bagagem são: máscara de mergulho, snorkel e nadadeira (pé de pato). Em alguns lugares o uso do colete salva vidas é obrigatório ou recomendado. Mesmo aonde é recomendado acho que deve ser usado, não custa preservar os corais né???
Se não levar dá pra alugar o kit com todos os ítens acima por uns 20 reais e tirando o planasub, o mesmo não está incluído no preço dos passeios.
Voltando aos passeios, existem inúmeras atividades que podem ser feitas em Noronha, além dos que considero essenciais (Ilha tour, Planasub e Trilha Longa da Atalaia) você pode passear pela ilha alugando um bugre ou como eles chamam "buggy", fazer uma aula de surf, uma cavalgada, inúmeras trilhas, fazer um rapel, pescar, mergulhar e muitos mais.
Segue a tabela de preços da Blue Marlin, mas vale lembrar que os preços são sazonais e esses são os valores pra baixa temporada (não to ganhando nada divulgando não, é só pra vocês terem uma idéia...):


- Ilha Tour

É punk! Tem que ter disposição! Dores na coxa absurdas no dia seguinte de ficar batendo as pernas nos mergulhos...rs
Ele passa pelas principais praias, com um mergulho na Baía do Sueste (só dá pra ir com guia onde o mergulho é, controlado pelo IBAMA), mergulho sem vida marinha na Baía do Sancho e outro na Praia do Leão.
Em ambos os mergulhos de snorkel dá pra ver muita vida marinha, mas o do Sueste foi muito melhor que o da Praia do Leão sem sombra de dúvida! Lagosta, Tartaruga, Polvo, Arraia, Peixes Coloridos, Corais e até Tubarão! As praias e lugares visitados foram: Baía do Sueste, Praia do Leão, Baía do Sancho, Baía dos Porcos, Praia da Cacimba do Padre, Praia do Boldró, Museu dos Tubarões, Buraco da Raquel e Praia da Caeira.

 Baía do Sueste!
Tutubarão! Nem dá medo não...e nunca houve registro de ataque deles em Noronha.

 Arraia!
 Polvo!
 Lagostas!
 Tartarugas Gigantes!
Praia do Leão vista do Mirante do Leão!

 Praia do Leão panoramicamente....
 Praia do Sancho!
 Baía dos Porcos! Com o Morro Dois Irmãos ao fundo!
Praia da Cacimba do Padre com Morro do Pico ao fundo! Cacimba quer dizer Poço, e a praia tem esse nome pois um Padre tomava conta da região e fez os presos cavarem um poço de água doce próximo a praia.
 Baía dos Porcos vista da Praia da Cacimba do Padre
Praia do Boldró! "Bald Rocks" em inglês que significa Pedras Carecas virou Boldró...coisas do Nordeste...rs
 Museu dos Tubarões!

 O Famoso Buraco da Raquel! O Buraco da Raquel tem 02 versões para ter esse nome: a primeira é que Raquel era uma menina especial e fugia para o buraco da pedra durante suas crises, já na segunda Raquel era uma danadinha filha do diretor da prisão que buscava inspiração na vista do buraco e nos prisioneiros da ilha...escolha a sua!rs

Praia da Caeira!
 
 Por do Sol no Mirante do Boldró pra fechar o dia com chave de ouro!
Lindo demais!
Acho que as fotos acima falam por si só!

- Planasub ou Mergulho de Arraste

Muito legal e diferente, você fica segurando uma prancha de acrílico que está presa numa lancha por uma corda e inclinando ela pra baixo faz mergulhos bem fundos. Dá uma dorzinha de leve nos braços e costas no dia seguinte, mas nada demais...rs
O passeio que fizemos sai do Porto e passa sobre um návio grego afundado e dinamitado, a variedade de vida marinha é impressionante, assim como os destroços do navio. Dos animais pops da ilha só avistamos golfinhos na saída do barco (não dá pra nadar com eles, o IBAMA não permite) e tartaruga durante o mergulho. Os golfinhos:
 A foto tá por cima da água e não tá lá muito boa...mas dá pra ver...rs

Seguindo o barco! Muitos e fofos demais!
Não tem foto do planasub pois fiquei com medo de perder a câmera, mas só para vocês terem uma idéia:

 Marinheiro segurando a prancha no barco.

Disposição das pranchas atrás do barco!
Dá pra combinar com o Lancha Vip e fazer um passeio de barco depois com almoço a bordo, mas optamos por outros programas.

- Trilha Longa da Atalaia

Muito bonita! Nesse ponto as pernas já estavam acostumadas com os exercícios e já nem doíam mais...rs
A primeira parte da trilha são 15 minutos até a praia da Atalaia, o passeio tem hora marcada de acordo com a tabela de maré e o IBAMA limita a visitação a reserva em 100 pessoas por dia.
Na praia da Atalaia é possível mergulhar por 20/30 minutos numa piscina de água natural bem rasa com corais, tartaruga, moréia, polvo e se você der sorte um cação! O cação tava lá, mas tinha uma família insuportável mergulhando no nosso grupo que impossibilitou a visualização do mesmo.
O uso do colete é só recomendado, mas acho essencial, essa mesma família deve ter destruído 90% dos corais da piscina se apoiando neles, tava dando vontade de bater neles!

 Praia da Atalaia!

 Peixinho!

 Mais peixinho!

Polvo!

 O Polvo de outro ângulo já que ele estava cooperando e saindo do buraco...rs

Moréia nas pedras! Ela deu um bote num Sirizinho, mas minhas habilidades de fotógrafa não são tão boas assim...rs
Depois do mergulho, quem optou pela trilha curta volta na trilha de 15 mins pro ponto de saida e quem optou pela trilha longa segue outro caminho com mais umas 2 horas de trilha + mergulho.
A trilha longa é sensacional, bem leve (o mais pesado é uma caminhada nas pedras, por isso tem que ir de tênis!) e com paisagens iradas! Visuais:




 Segundo nossa guia, nessa caverna está enterrado o tesouro do Capitão Kid...rs


 Tem uma segunda parada para mergulho, também de 20/30 mins no meio da trilha que na minha opinião é muito melhor que o mergulho na Praia da Atalaia. A piscina natural é mais funda e sem farofeiros! Tartaruga de novo, mas chega de foto delas!rs


De volta a Praia da Caeira com nossa guia Amanda! Aliás, essa é uma hitória que preciso contar! Certa vez ela estava fazendo um passeio guiado de mergulho e foi cercada de golfinhos (sem querer, que o IBAMA não me ouça...rs), mas cercada mesmo...tanto que ficou com medo. Saindo da água comentou o acontecido com uma amiga e ela disse que ela devis estar grávida, pois os golfinhos machos agem dessa forma para proteger as fêmeas grávidas. Feito o teste, ela estava grávida! Lenda? História de Guia? Bom, ainda bem que nenhum golfinho ficou nadando em volta de mim...hahahaha
Depois a trilha segue até a Praia de Caieiras, que também tem piscinas naturais, já tínhamos ido lá antes. Lá tem pouca vida marinha, mas uma boa praia pra passar a tarde. Do lado tem também o Museu dos Tubarões (nada demais) e o Buraco de Raquel que já havíamos visitado durante o Ilha Tour.

Esses passeios para mim são os essenciais, o mergulho para credenciado é interessante e sai em torno de 350 reais alugando todos os equipamentos com direito a 2 mergulhos. A agência que o Du usou foi a Atlantis e o atendimento foi muito bom, porém ele viu mais variedade de vida marinha no mergulho da Baía do Sueste durante o Ilha Tour do que no mergulho de cilindro.
Para quem não é certificado, dá pra fazer o Batismo que é um mergulho só e sai por aproximadamente 280 reais, como eu não curto e se fizesse não iria mergulhar junto com o Du, pois os barcos de batismo e credenciado são diferentes, passei essa.
Segue o mapa da Ilha com os pontos de mergulho:


A praia para retornar que escolhemos foi a Baía do Sancho que é bem perto da Baía do Sueste. Visual paradisíaco! Meio perrengue a escadinha pra descer lá, vale a pena levar máscara e snorkel, agora pra chegar lá sem bugre, tem que pegar um ônibus (o sistema de buzum de Noronha é horrível! Um a cada hora quase! Absurdo e ainda custa quase 4 reais!) ou táxi (uns 20 reais pra qualquer lugar praticamente se não for mais), se optar pelo buzum ainda vai ter que andar uns 20 mins num sol a pino! Por sorte encontramos um casal super simpático de bugre que nos deu carona, mas se liguem que eles disseram que o bugre que tinham alugado no dia anterior tava sem freio, então testem tudo antes de alugar um!!!!! Ainda nos deram carona na volta, que beleza!!!!!!

Baía do Sancho, vale a pena! 

Infelizmente perdemos o nascimento das tartaruguinhas no domingo por, hei de confessar, preguiça! Mas o casal me deixou arrasada de ter perdido, portanto quando chegarem chequem se vai haver nascimento (dia e hora marcada) e não percam!

Fomos também as praias "urbanas" que são a Praia do Cachorro, Praia do Meio e Praia da Conceição, uma do lado da outra nessa ordem. A Praia do Cachorro chama assim pois tinha uma fonte com cara de cachorro antigamente (já não está mais lá) e vimos também o por do sol no Forte dos Remédios.

 Praia da Cachorro. É linda, mas tem muita pedra e pouco espaço para banho.

 Praia da Conceição! Estávamos num barzinho entre ela e a Praia do Meio...sugiro levar comida, porque a cozinheira não chega nunca e só se bebe....hahahahahaha

Praia do Meio ao fundo, muito boa para mergulho, assim como a da Conceição!

 Por do Sol visto do Forte dos Remédios!

No próximo post vida noturna e restaurantes! Espero que gostem e aproveitem as dicas!

3 comentários:

  1. Hummm...adorei saber que setembro é uma boa época para ir a Noronha!!! Boa dica para minha lua de mel, que provavelmente, será de pouco tempo!! Futuro maridinho trabalha muito!! hahahahahaha
    Amei as fotos e as dicas, cunhadinha!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom Ju, você é a minha leitora mais fiel cunhadinha!!!!!! Sua Lua de Mel vai bombar...pode esperar!rs

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia que vc tinha ido pra Noronha :-)

    Gostei das dicas!

    ResponderExcluir