terça-feira, 3 de maio de 2011

A Lenda...

Oi leitores! Isso ai, de acordo com as estatisticas do blog mais de 800 pessoas já leram meus posts, fiquei até emocionada!!!!

Então vamos continuar escrevendo, hoje vou fazer um post em homenagem a Lenda da Verdadeira Cruz de um conjunto de afrescos pintados por Piero Della Francesca na igreja de São Francesco em Arezzo.
Foi bem legal ver os afrescos e ir seguindo a história pelo guia enquanto estávamos lá (impressionante como os afrescos contam a história direitinho), apesar de um pouco confuso (pois o guia se enrolava com as datas). Resolvi colocar no google pra entender melhor a história, vou postar ai embaixo pra vocês conhecerem uma adaptação do que achei. Infelizmente não tenho foto deles, pois não era permitido tirar foto na igreja, mas vou colocar uma foto da Igreja pelo lado de fora e umas fotinhos de Arezzo pra compensar ok?

Antes de mais nada, não sou católica e não tenho nada contra quem é, não quero ofender ninguém e nem enaltecer nenhuma instituição. Apreciei a obra como arte e achei a história muito interessante, tão interessante que acho que vale a pena outras pessoas conhecerem. Espero que gostem!

A lenda começa com Adão, que no seu leito de morte envia seu filho Seth ao Arcanjo Miguel para pedir uma morte serena e o direito de voltar ao Paraíso. O arcanjo não consegue atender o pedido de Adão antes de sua morte e então entrega a Seth algumas mudas da macieira do pecado original para serem colocadas na boca de seu pai durante seu sepultamento.
A árvore que cresce na sepultura de Adão é derrubada pelo Rei Salomão e sua madeira é atirada a um riacho para servir de ponte.
A Rainha de Sabá viajava para visitar Salomão e ouvir suas palavras de sabedoria, quando prestes a cruzar o riacho fica sabendo por um milagre que o Salvador será crucificado naquela madeira. Ela então se ajoelha num ato de adoração.
Quando o Rei Salomão descobre sobre a mensagem divina, ele ordena que a ponte seja removida e que a madeira que iria causar o final do reinado dos judeus seja enterrada (se tivesse queimado o que aconteceria?).
Após uma segunda mensagem premonitória, a madeira é encontrada e torna-se o instrumento da Paixão de Cristo.
Três séculos mais tarde antes da Batalha de Ponte Milvio contra Maxentius, o Imperador Constantino é informado em sonho que ele deve lutar em nome da Cruz para conquistar o inimigo, o sonho diz "Sob este signo triunfarás".
Após a vitória de Constantino, sua mãe Helena viaja para Jerusalém para recuperar a madeira milagrosa. Ninguém sabe onde encontrar a relíquia da Cruz, exceto um judeu chamado Judas (não é o mesmo Judas que traiu Cristo, esse já tinha morrido...rs).
Judas é torturado e confessa que conhece o templo onde as 3 cruzes do Calvário estão escondidas. Helena então ordena que o templo seja destruido e as 3 cruzes são encontradas. A Cruz Verdadeira é reconhecida após causar a resurreição de um jovem.
No ano 615, o Rei Persa Chosroes rouba a madeira, passando a usá-la como um objeto de decoração. Heraclius, Imperador do Oriente, declara guerra ao Rei Persa e derrotando-o retorna a Jerusalém com a Madeira sagrada.
Uma força divina impede o imperador de fazer sua entrada triunfal em Jerusalém. Heraclius então deixa de lado toda pompa e esplendor e entra na cidade carregando a cruz nas costas num gesto de humildade, assim como Jesus Cristo.

 Igreja de São Francesco
Piazza Grande
Vista do alto de Arezzo 
Exposição Bizarra em Arezzo, presta atenção nas mãos...rs
Sinistro, a mesma exposição e não dá pra acreditar que é tudo cobre dá? Parece que a qualquer momento vão sair da burca...medo!!!!!

Um comentário:

  1. Great blog. Thanks for good read Mari... By the way, your count stands at 858 now!

    ResponderExcluir