terça-feira, 3 de abril de 2012

Fernando de Noronha - Planejamento

Noronha é tudo aquilo que se espera e dizem em termos de paraíso! Águas transparentes, vida marinha abundante de fácil acesso e visuais de simplesmente tirar o fôlego!
Tudo isso com uma estrutura rudimentar e com preços bem altos!
Esse post é só pra dicas de planejamento, depois conto dos passeios e posto fotos.

A Gol e a Trip tem vôos diários para Noronha de Recife ou Natal, se planejar com antecedência dá pra comprar com 20 mil milhas passagem de ida e volta pela Gol partindo do Rio e passando por Recife. Comprando em dinheiro a Trip sai bem mais em conta.
Nota sobre passagens compradas com milhas, caso você perca o vôo de ida a volta é automaticamente cancelada, parece que isso é lei, então fica a dica pra quem perder o vôo e resolver comprar a passagem só de ida achando que a volta está garantida. A boa noticia é que a Smiles devolve as milhas dos 2 trechos mediante o pagamento de 60 reais, mas tem que ligar para solicitar o reembolso.

Um pouco sobre a escolha da pousada, ficamos na Algas Marinhas na Vila dos Remédios. Localização e preço são o foco nesse caso, existem pousadas sensacionais como a Pousada Maravilha (que dizem ser do Luciano Huck) e pousadas mais rudimentares que lhe oferecerão não tanto conforto/luxo com um preço mais justo. A que ficamos tinha ar condicionado, chuveiro quente por energia solar, café da manhã e ainda recebemos um espumante de cortesia, em Março tem diária pra casal no valor de 240 reais, enquanto a Maravilha tem diária no bangalô por 1650 reais. 
Quanto a localização, a Maravilha fica na praia do Sueste que é a melhor praia de Noronha ao meu ver, mas afastada do centro o que dificulta a saída para o único forró da Ilha (Bar do Cachorro) e outras opções de restaurante que ficam na Vila dos Remédios (o restaurante da Maravilha é sensacional, mas para comer lá todos os dias fica um tanto quanto absurdamente caro). 
A Vila do Trinta também é uma opção, mas fica um pouco distante para se ir aos pontos a noite a pé quando você já está cansado, optaria novamente por uma pousada na Vila dos Remédios e proximidades, existem inúmeras opções, mas recomendo olhar pelo site fotos já que algumas são um tanto rudimentares demais. 

Quando você realiza a reserva da pousada, eles te informam que empresa de turismo irá te recepcionar e deixar no aeroporto, isso está incluso na estadia e você irá precisar dessa informação no pagamento da taxa ambiental.

Número de dias de viagem, acho que 5 dias é o ideal, existem 3 passeios que recomendo e acho essenciais a visita: Tour da Ilha, Trilha Longa da Atalaia e Planasub.
Sem tempo dá para se fazer em 2 dias, mas o ideal são 03 dias pois todos são cansativos. Nos outros 02, você pode voltar as praias que mais gostou e ainda sobra tempo para um mergulho ou batismo. Lembre que o tempo em Noronha é bastante instável nessa época, chuvas e entrada de "swells" podem atrapalhar a programação e os passeios podem ser cancelados, então marque todos para o começo da viagem. Gostei muito do atendimento da Blue Marlin, que nos recepcionou, mas existem outras opções mais caras e baratas na ilha, fica ao gosto do cliente (a mais barata achei meio suspeita, e como ficava só uns 50 reias mais barato achei melhor ir na certa).

Antes de ir e com todas as informações acima definidas, recomendo entrar no site http://noronha.mixtecnologia.com.br/ para realizar o pagamento da taxa ambiental pelo período de permanência na ilha (cerca de 50 reais por dia) e preencher o cadastro, faz você perder menos tempo no aeroporto na sua chegada, mas se não der não se preocupe!

Ítens indispensáveis na bagagem:
- Protetor solar (1 ou dois tubos, já que a água do mar é mais salgada que o normal e o sol é cruel! Se puder um biodegradável para não fazer mal aos animais e na Atalaia mesmo o biodegradável eles proibem o uso);
- Repelente de insetos (passou das 15 eles já atacam com força! Na atalaia também é proibido);
- Sunga ou Biquini;
- Boné ou Chapéu de Abas;
- Câmera fotográfica a prova d'água (90 % das fotos serão subaquáticas)
- Tênis (acho super dispensável salto alto, no máximo uma rasteirinha pro forró, porque tem umas ladeiras bizarras!!!!)
- Garrafa de água térmica (nos passeios de trilha ou em praias paradisíacas não tem ninguém vendendo água, recomendo um biscoitonho também).

Sinal de celular existe mas em gprs, 3G nem pensar! Internet tem na ilha, mas se você conseguir entrar num site te dou um prêmio! Fiquei os 15 minutos que paguei na Lan House tentando entrar no site da Gol e não consegui...rs

O site oficial de Noronha tem dicas boas:
http://www.noronha.pe.gov.br/

Espero que ajude, nos próximos posts fotos e passeios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário